Dra. Alessandra Grassi Salles

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Cirurgiã Plástica Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Mestre e Doutora pela Faculdade de Medicina da USP, Coordenadora do Grupo de Cosmiatria e Laser da Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da FMUSP.

terça-feira, 2 de abril de 2013

ATENÇÃO – COMER COMPULSIVAMENTE É DOENÇA!


A principal característica do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), também conhecido como Comer Compulsivo, é a presença de episódios recorrentes de compulsão alimentar, sem outros “comportamentos compensatórios” para evitar um possível ganho de peso após esses episódios. Práticas compensatórias seriam, por exemplo, vômitos autoinduzidos, comuns em outros transtornos alimentares como anorexia e bulimia nervosas, mas não estão presentes no TCAP.

Essas pessoas ingerem grande quantidade de alimentos, definitivamente maior que a maioria das pessoas consumiria no mesmo período de tempo em circunstâncias similares. Há referência à sensação de perda de controle; por exemplo, um sentimento de que não é possível parar de comer ou controlar o que se está comendo ou o quanto. Ao contrário do que se imagina, nem todo comedor compulsivo apresenta impulsividade alimentar especificamente por doces, o impulso pode ser dirigido para alimentos salgados, doces, massas, carnes ou mesmo a mistura destes.

Outra característica do comedor compulsivo é comer muito mais rápido do que o habitual, até se sentir fisicamente desconfortável; ingerir grande quantidade de alimentos quando não está fisicamente faminto e preferir comer sozinho devido ao constrangimento pela quantidade de alimentos que ingere.

Além dos sintomas alimentares, sintomas afetivos estão associados, como sentimentos de tristeza, vergonha, culpa e arrependimento, e também acentuada angústia pela perda de controle. A TCAP poderá desencadear obesidade. São pacientes que frequentemente procuram Endocrinologistas ou Cirurgiões Plásticos, mas necessitam de avaliação por Médico Psiquiatra.

Ao reconhecer o Comer Compulsivo como um transtorno do comportamento alimentar e estabelecer o tratamento adequado, favorecemos a adesão de indivíduos obesos em programas de perda de peso, minimizando o preconceito que existe sobre essa população. Fique atento. 

Por Alessandra Grassi Salles, adaptado de artigo do Dr. Alexandre Pinto de Azevedo no Jornal da FFM jan/fev 13 – no 65

Leia mais no site: www.alessandragrassi.com.br


ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão geral e prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda, consulte um profissional especialista para consideração das peculiaridades de cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário